Último FIGS de 2019 debate as novidades da inteligência artificial na saúde

29/11/2019

As tendências da inteligência artificial e da telemedicina: esse foi o tema da última edição do Fórum de Inteligência e Gestão de Saúde (FIGS) da Cabergs, que aconteceu na manhã do dia 28 de novembro. Os convidados foram o Diretor Financeiro do Centro Clínico Gaúcho (CCG), Fábio Rossetto, e o Vice-presidente de Operações e Vendas para a América Latina da RAPID, Renato Cunha.

O Diretor Presidente da Cabergs, Fernando Zingano, abriu o evento compartilhando o desejo da diretoria, que foi sempre firmar um compromisso da operadora de planos de saúde com a prevenção. Segundo ele, iniciativas como o FIGS refletem esse posicionamento. "Para nós é um momento muito especial, pois estamos mudando a forma como vamos prestar assistência às vidas cuidadas pela Cabergs".

Fábio Rossetto, que recentemente lançou o serviço de teleorientação no CCG, iniciou o encontro falando sobre como a inteligência artificial pode transformar uma empresa e proporcionar mais qualidade de vida aos usuários. "A tecnologia auxilia e agiliza os modelos de negócio que antes eram mais difíceis de implantar", explica.

A teleorientação, por exemplo, é um canal dedicado a esclarecer dúvidas sobre saúde e a prestar orientações específicas após o atendimento telefônico. Esse atendimento é realizado por uma equipe especializada de enfermeiros que orienta qual a melhor conduta a ser adotada. O serviço preserva a saúde do usuário, que não se expõe a riscos e otimiza custos gerais.

O avanço no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), graças à inteligência artificial, é outro exemplo que deve ser citado. Recentemente essa tecnologia possibilitou aos médicos visualizar e identificar, em casos de AVC, quais as áreas do cérebro já foram atingidas e quais estão em risco. Isso estendeu a janela de tratamento da doença de 6 para 24 horas.

Para Renato Cunha, a saúde enfrenta quatro grandes desafios: o uso ineficiente da informação, o retrabalho e o desperdício, o cuidado fragmentado e as barreiras à inovação. "A solução está em centralizar processos e decisões no paciente", afirma.

A Telemedicina faz parte dessa solução, pois usa tecnologias modernas da informação e de telecomunicações para fornecer informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Isso significa saúde onde, como e quando o paciente precisar.

O Diretor Financeiro e Administrativo da Cabergs, Roberto Noal, encerrou o encontro afirmando que essas ferramentas de assistência aos beneficiários são fundamentais na promoção à saúde e bem-estar, principal compromisso da instituição. Depois, conduziu as perguntas do público aos convidados. A próxima edição do FIGS será divulgada em breve.

Noticias Relacionadas

Cabergs permanece entre as operadoras com melhor desempenho no IDSS 2025 (ano base 2024)
Cabergs permanece entre as operadoras com melhor d...

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do Índice de Desempenho da Saúd...

ComuniCabergs: Edição 148 no ar!
ComuniCabergs: Edição 148 no ar!

Já está no ar a edição nº 148 do ComuniCabergs, trazendo uma curadoria de conteúdos que refletem o m...

Conversa Cabergs lança episódio especial sobre saúde emocional no fim do ano
Conversa Cabergs lança episódio especial sobre saú...

O Conversa Cabergs lançou um novo episódio que propõe um olhar sensível e necessário sobre um sentim...