Projeto Mapa Epidemiológico é lançado na Cabergs

15/07/2016 às 00:00

Na tarde desta quarta-feira, 13/07, a Diretoria da Cabergs apresentou o projeto de construção do Mapa Epidemiológico para os colaboradores da entidade. Em conjunto com o Portal Cabergs Saúde e o Business Intelligence (BI), o Mapa faz parte do planejamento previsto para os primeiros dois anos da atual gestão, e tem como principal objetivo conhecer a população atendida pela operadora, minimizando os fatores de risco e otimizando a gestão de doentes crônicos e do alto custo da saúde no Brasil.

Identificando os fatores causadores das enfermidades através de um Mapa Epidemiológico bem estruturado, será possível proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como estabelecer prioridades. 

'Com o nosso mapa epidemiológico, independente do seu conceito restrito, o que queremos é conhecer nossa população, entender seu comportamento e atuar e interferir neste comportamento de maneira a melhorar sua qualidade de vida, melhorar sua conduta em relação à saúde', afirma o diretor presidente Fernando Zingano. De acordo com Zingano, é possível obter informações gerais da população brasileira e gaúcha, entretanto, informações específicas da população atendida pela entidade podem contribuir para a melhor administração dos planos de saúde, a diminuição dos custos com doença e melhores resultados em prevenção e promoção à saúde. 'De maio a junho deste ano, os custos com saúde aumentaram em 2 milhões na Cabergs', exemplificou.

Através do projeto será possível saber como a população reage a questões climáticas, ao stress, ao envelhecimento. Para isso foi criado um grupo específico de trabalho, composto por uma equipe multidisciplinar, com os seguintes especialistas: Paulo Nunes, coordenador da Gerência de Assistência à Saúde, Hernani Robin Junior, médico do Ambulatório da Cabergs, Ana Michelle Torres, analista da Gerencia de Prevenção e Promoção da Saúde e Deise Salaberry, assistente social da Gerencia de Relacionamento com o Beneficiário. Eles irão atuar através de questionários epidemiológicos, softwares para gerenciamento da população e soluções baseadas em evidências científicas.
Com a aplicação de bons métodos e desenhos epidemiológicos, trabalhando com dados de qualidade e, principalmente, analisando a complexidade dos resultados, a Cabergs Saúde poderá oferecer bases para o conhecimento da saúde da sua população, bem como a identificação de necessidades de intervenção ou ações coletivas, sendo possível ter como resultados o desenvolvimento de mais Programas de Prevenção e Promoção da Saúde, o monitoramento de hábitos e comportamentos, mais bem-estar para o beneficiário, gerando, assim, menos custos para a operadora, além do reconhecimento da entidades representativas e dos beneficiários. É um projeto instigante e desafiador visto como prioridade para a Diretoria e conta com o envolvimento e a colaboração de todos, pois trata-se de algo que nunca se fez no âmbito da Cabergs. 

Noticias Relacionadas

Novidade nos nossos Podcasts
Novidade nos nossos Podcasts

Você sabia que o nosso canal do Podcast está com novidades? Isso mesmo! Agora você pode acessar o So...

Cabergs participa do 27º Congresso Internacional UNIDAS e apresenta resultados e projetos de destaque
Cabergs participa do 27º Congresso Internacional U...

Entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024, a Cabergs esteve presente no 27º Congresso Internacional ...

Imposto de Renda 2018 exige CPF de dependentes acima de 8 anos
Imposto de Renda 2018 exige CPF de dependentes aci...

Em novembro de 2017 foi publicado no Diário Oficial da União uma alteração na declaração do Imposto ...