No mês de março, celebramos o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), uma oportunidade para refletirmos sobre essa doença milenar, reforçando a importância da prevenção e do tratamento adequado.
Existem evidências arqueológicas da presença da tuberculose em múmias egípcias datadas de 3000 a.C., e registros históricos mostram sua disseminação na Europa durante a Revolução Industrial, quando ficou conhecida como "peste branca" devido à sua alta mortalidade. ¿
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Seus sintomas mais comuns incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre vespertina, suores noturnos, perda de peso e cansaço excessivo. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas expelidas quando uma pessoa infectada tem tosse, fala ou espirra. Ao inalar essas partículas, outras pessoas podem se infectar. ¿
A prevenção da tuberculose começa com a vacinação BCG, aplicada ainda na infância, que protege contra as formas mais graves da doença. Além disso, é fundamental manter ambientes bem ventilados e com boa iluminação solar, pois isso dificulta a sobrevivência da bactéria. Pessoas diagnosticadas devem seguir rigorosamente o tratamento, apesar de o tratamento ser gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), reforçamos que a Cabergs sempre estará à disposição para dar todo o suporte necessário para os beneficiários. O tratamento completo dura, em média, seis meses e sua interrupção pode levar ao desenvolvimento de formas resistentes à doença. Os beneficiários que já inscritos no programa CONTIGO recebem todo o acompanhamento nesta rotina de tratamentos. Clique aqui e saiba mais sobre o CONTIGO.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, o Brasil registrou aproximadamente 80 mil novos casos de tuberculose, com uma incidência de 37 casos por 100 mil habitantes.
Em resumo, a tuberculose é uma doença prevenível e curável. Basta adotarmos medidas simples de prevenção e garantirmos o tratamento adequado e contínuo, para conseguirmos reduzir significativamente sua incidência. Conte com a Cabergs também no combate a esta doença!
Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de SP, Boletim Epidemiológico Tuberculose 2024.