20 anos do Dia Mundial do Doador de Sangue
No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Apesar do Brasil ter uma lei que criou o dia nacional, em 25 de novembro, a data mundial é a mais conhecida e celebrada inclusive em nosso País. Este dia é uma homenagem ao aniversário de Karl Landsteiner que, junto com James Blundell, proporcionou ao mundo a utilização da transfusão de sangue. A primeira comemoração da data foi em 2004, mas somente em 2005 a resolução WHA58.13, da Organização Mundial de Saúde - OMS, estabeleceu o Dia Mundial da Doação de Sangue como um evento anual a ser celebrado
Na Cabergs o Programa da Doação de Sangue - PROSANGUE foi criado em agosto de 1992, completando 32 anos em 2024. A iniciativa visa estimular as doações voluntárias através de campanhas educativas, recrutar e selecionar os doadores, propiciando à população a quem se destina o suprimento de sangue necessário.
Sangue salvando vidas desde o século XVIII
Foram graças às pesquisas do britânico James Blundell, que em 1817 deu o primeiro passo para o sucesso das transfusões. Blundell não se conformava com a morte de mulheres vítimas de hemorragia durante os partos. Ao pesquisar e realizar testes, ele desenhou seringas e sondas para levar o sangue de uma pessoa para outra. No início a taxa de sucesso do britânico ficou em 40%, contudo já foi o suficiente para demonstrar que o sangue poderia salvar vidas.
O aumento do sucesso com a prática de transfusão ocorreu com a identificação das propriedades sanguíneas, descobertas em 1900 pelo médico austríaco Karl Landsteiner, conseguindo evitar a incompatibilidade sanguínea. Em seus estudos ele segmentou em oito grupos sanguíneos, cada um com suas particularidades e seu RH, positivo (+) ou negativo (-). Entre eles destacam-se o O- que é doador universal e o AB+ que pode receber doação de todos os demais tipos. Landsteiner recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 30 anos após a sua pesquisa.
No Brasil a primeira transfusão de sangue foi relatada em 1910, em Salvador. O primeiro ¿banco de sangue¿ público do Brasil foi criado na cidade de Porto Alegre, em 1941.
Seja doador
Para ser doador é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, apresentar documento de identificação com foto, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
Entre em contato com a Gerência de Prevenção e Promoção da Saúde pelo e-mail prevencao@cabergs.org.br e seja direcionado para o local de doação.
Fontes: ZH com Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Organização Pan-Americana da Saúde; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde ¿ BVS