Você sabe o que é Febre Amarela?

26/01/2017

A doença vitimou 70 pessoas desde o final do ano passado e tem se espalhado de maneira expressiva por todos os estados do Brasil. O problema é que as pessoas sabem muito pouco sobre a doença, o que pode gerar problemas no combate e prevenção. Confira abaixo as questões mais relevantes sobre o assunto:

O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

Quais os sintomas?
Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Como se transmite?
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

Como tratar?
Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático, devendo a pessoa permanecer em repouso e ingerindo líquidos. Nas formas graves, o paciente deve ser hospitalizando e, se não recebendo assistência médica, pode evoluir a óbito.

Como prevenir?
A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Como o Rio Grande do Sul é uma área de risco para a doença, a vacinação é indicada para todas as pessoas, a partir dos 09 meses de idade, com reforço da vacina aos 4 anos. Criança a partir de 5 anos e adultos que nunca tenham se vacinado, a recomendação é realizar uma dose da vacina, com reforço 10 anos depois. Pessoas com 60 anos e mais, que nunca foram vacinadas, deverão ser avaliadas pelo médico, levando em conta o risco da doença e o risco de efeitos adversos pós-vacinação nessa faixa etária.

Gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e quem tem alergia a gema de ovo, não devem receber a vacina.

No caso de dúvidas, procure seu médico, ou o posto de saúde mais próximo!

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/perguntas.php

Noticias Relacionadas

Hospital de Caridade de Erechim volta a atender beneficiários Cabergs Saúde
Hospital de Caridade de Erechim volta a atender be...

Na Cabergs Saúde, pensamos sempre no seu bem-estar e na sua tranquilidade. Por isso, é com alegria q...

Novo pronto atendimento 24h disponível para beneficiários Cabergs em Pelotas
Novo pronto atendimento 24h disponível para benefi...

A Santa Casa de Pelotas inaugurou, no último mês de julho, um Pronto Atendimento Adulto (PA) 24 hora...

Cabergs Saúde marca presença em debate sobre os desafios do tabagismo
Cabergs Saúde marca presença em debate sobre os de...

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o programa Conversas Cruzadas do GZH abriu espaço para discutir ...