Cabergs participa da BPM Day e conta sobre a sua nova gestão de processos

24/08/2018

A Cabergs participou nessa quinta-feira (23) da 104ª edição do BPM Day, o maior evento em Business Process Management do RS. O encontro, dedicado à discussão de temas relacionados ao Gerenciamento de Processos de Negócio, aconteceu no Auditório do Ministério Publico em Porto Alegre e contou com cerca de 500 participantes.

O Diretor Presidente da Cabergs, Fernando Zingano, o Gerente de TI Vitor Hoffmann e o Analista de Negócios Fabricio Silva representaram a entidade falando sobre como eles transformaram a realidade da operadora através da gestão de processos. Zingano conta que o projeto foi desenhado devido à identificação de quatro necessidades: gerir o alto custo com saúde; reestruturar os processos de gestão devido o crescimento da empresa e as alterações do mercado; reduzir a assimetria de informações entre empresa, credenciado e beneficiário; e evitar o desperdício, o retrabalho e as fraudes. Segundo ele, atualmente a economia é feita através da promoção à saúde e para oferecer saúde é preciso gerir recursos.

O processo de implantação teve várias fases, como explica Hoffmann. Tudo começou com a criação de uma equipe multidisciplinar, a realização de treinamentos, a contratação de assessoria externa e a aquisição da ferramenta de BPMS. Logo depois, uma imersão acompanhando os processos possibilitou o diagnóstico dos problemas e, por fim, o desenvolvimento e a concretização de uma nova metodologia de trabalho.

Depois de um ano de desenvolvimento, a nova organização processual da Cabergs reduziu o retrabalho, proporcionou mais agilidade na comunicação e criou uma base de conhecimento para melhoria contínua dos processos. O Diretor Presidente conta que, além do ganho administrativo, a Cabergs tornou-se mais sustentável. Houve uma redução de 80% em impressões. Arquivos de 20 anos tornaram-se eletrônicos e o espaço físico na empresa cresceu, possibilitando melhorias nas condições de trabalho dos colaboradores. "Os ganhos foram percebidos de forma quantitativa e, principalmente, qualitativa devido ao conhecimento adquirido e a contribuição de todos no desenvolvimento da Cabergs", afirmou.

A partir de agora, os próximos passos são: a análise de dados para tomadas de decisão, a consolidação de gestão por processos e a implantação de multiplicadores nas áreas de negócios.

Noticias Relacionadas

Cabergs permanece entre as operadoras com melhor desempenho no IDSS 2025 (ano base 2024)
Cabergs permanece entre as operadoras com melhor d...

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do Índice de Desempenho da Saúd...

ComuniCabergs: Edição 148 no ar!
ComuniCabergs: Edição 148 no ar!

Já está no ar a edição nº 148 do ComuniCabergs, trazendo uma curadoria de conteúdos que refletem o m...

Conversa Cabergs lança episódio especial sobre saúde emocional no fim do ano
Conversa Cabergs lança episódio especial sobre saú...

O Conversa Cabergs lançou um novo episódio que propõe um olhar sensível e necessário sobre um sentim...