Importância de manter os cuidados com a saúde no inverno

18/07/2024 às 09:33

O inverno também traz boas sensações. Mesmo quem não gosta do frio considera uma época boa para aproveitar a culinária do sul, ficar na volta do fogo em uma lareira ou fogão à lenha ou até mesmo viajar para destinos turísticos preparados para esta época. 

Contudo, os cuidados com a saúde não podem ser esquecidos. Essa preocupação deve ir muito além das tradicionais doenças respiratórias. Claro que é importante andar bem agasalhado, evitar locais com pouca circulação de ar e, naturalmente, ficar próximo de pessoas com sintomas gripais.

Porém gostaríamos de provocar uma reflexão um pouco além desses já conhecidos cuidados com a saúde, pois existem outros pontos muito importantes a serem observados. Para fazer frente ao frio, o corpo passa por diversas alterações para conseguir manter uma temperatura estável, em torno de 36º C. Em temperaturas baixas existe uma maior predisposição a complicações de doenças vasculares como angina, infarto, AVC e vasculopatia periférica, devido à vasoconstrição associada ao frio.

Então para que o nosso organismo possa trabalhar corretamente é muito importante seguir estes três passos:

Passo 1 - Beba bastante água. Sim, não esqueça pois é tão importante ou até mais do que no verão. Considere que em temperaturas amenas a nossa capacidade de suar é reduzida, então o corpo passa utilizar mais do sistema urinário e desta forma desidrata mais o organismo para eliminar toxinas, o que, em temperatura mais alta seria feito pelo suor.

Passo 2 - Mantenha uma alimentação saudável. Com o inverno, o nosso metabolismo ganha uma acelerada, por isso sentimos mais vontade de comer. Contudo, mesmo que seja importante para nosso corpo suportar o frio, a alimentação deve seguir uma orientação saudável e balanceada. 

Passo 3 - Mesmo que o frio seja um convite para ficar em casa, não deixe de praticar exercícios regularmente. Movimentar-se para melhorar a força muscular e a sua resistência física, além de promover benefícios cardiorrespiratórios, também vai melhorar a flexibilidade, o estado de confiança e a autoestima.

Aproveite o melhor do inverno, mas não deixe de continuar cuidando de sua saúde!

Baseado em artigo de Sérgio Brodt (CRM 020152), chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento

Blogs recentes

Dormir bem é um ato de saúde: como o sono afeta sua imunidade
Dormir bem é um ato de saúde: como o sono afeta sua imunidade

Dormir bem é um ato fundamental para a saúde, e es...

O que é imunossenescência e como envelhecer com saúde
O que é imunossenescência e como envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural que envolve diver...

Saúde nos dias frios: como proteger o coração no inverno
Saúde nos dias frios: como proteger o coração no inverno

Com a chegada do inverno, a baixa das temperaturas...