Hoje a gente começa pelo blog explicando o que são e a responsabilidade dos rins e, quando souber a importância dele, você entenderá melhor o quão importante ele é para o seu corpo.
Os rins são órgãos vitais do sistema urinário humano responsáveis pela filtragem do sangue para remover resíduos e excesso de fluidos, produzindo urina. Eles também desempenham papéis essenciais na regulação da pressão arterial, equilíbrio de eletrólitos e produção de hormônios importantes para a saúde geral do corpo. Existem quatro funções que são extremamente importantes:
1. Eliminar as toxinas do sangue por um sistema de filtração;
2. Regular a formação do sangue e dos ossos;
3. Regular a pressão sanguínea;
4. Controlar o balanço químico e de líquidos do corpo.
Agora, você deve estar se perguntando como cuidar deste órgão, não é mesmo? Comece os cuidados com uma abundante hidratação, não espere a sede chegar. Se preferir, tenha sempre uma garrafinha de água consigo. Atenção! Nem todo líquido é saudável, portanto, exagerar no álcool pode prejudicar os pequenos filtros e causar hipertensão, o que acaba evoluindo até gerar problemas renais. Evite ao máximo o tabagismo. O cigarro favorece o surgimento de pequenas placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde o sangue circula. Isso causa problemas de pressão que, por sua vez, levam à doença renal crônica. Procure ter uma dieta mais saudável, trocando o sal por temperos. O ideal é consumir cerca de 2 gramas de sal/dia. Mantenha uma dieta equilibrada: evite o excesso de gorduras e procure ingerir alimentos ricos em fibras e vitaminas, bastante aconselháveis para a manutenção das funções renais. Importante: evite a automedicação, remédios só devem ser consumidos sob orientação médica. Analgésicos e anti-inflamatórios, se tomados em excesso, favorecem o aparecimento de doenças renais.