Já é outubro e hoje vamos te relembrar sobre a importancia do autoexame. Ele é uma ferramenta simples, mas extremamente importante na detecção precoce do câncer de mama. Portanto, a prevenção é sempre uma boa pedida.
Simples, prático e fácil de fazer! O autoexame consiste em observar e sentir os seios em busca de possíveis alterações ou nódulos. Ele não substitui a mamografia, mas é um complemento essencial para a prevenção. Ao conhecer o seu próprio corpo, você se torna capaz de identificar qualquer mudança suspeita e buscar ajuda médica o mais rápido possível.
Para fazer o autoexame, siga os passos abaixo em cada seio:
1. Em frente a um espelho com os braços relaxados ao lado do corpo, observe visualmente os seios, procurando por qualquer alteração na forma, tamanho, cor ou textura da pele. Preste atenção a qualquer retração, inchaço, vermelhidão ou descamação.
2. Com os braços levantados veja se há alguma mudança na forma ou no contorno dos seios.
3. Coloque as mãos atrás da cabeça e pressione os cotovelos para frente, procure por qualquer alteração.
4. Deitada coloque um travesseiro ou uma toalha dobrada sob o ombro direito. Coloque o braço direito atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda estendidos e juntos, faça movimentos circulares suaves no seio direito. Comece na parte externa do seio e vá em direção ao mamilo. Sinta a textura do tecido mamário, procurando por caroços, nódulos ou áreas endurecidas.
Caso encontre alguma anormalidade, procure um médico para uma avaliação mais detalhada. Previna-se sempre!